sábado, 21 de maio de 2022

Como Criar Galinha Caipira

 Como Criar Galinha Caipira

 Por muitas vezes, pequenos erros na forma de como criar galinha caipira pode nos levar a grandes perdas em nossas propriedades e, com isso, não atingirmos o rendimento máximo das nossas aves. Saiba como criar galinha caipira de forma lucrativa e aprenda como solucionar alguns desses problemas de forma muito simples e eficaz.

Hoje nós vamos falar um pouquinho sobre como conseguir bons lucros na avicultura executando boas práticas de manejo em nosso projeto de criação de galinha caipira.

Você tem ou pretende ter uma criação de frangos caipiras?

Está precisando de informações sobre como criar galinha caipira e desenvolver um sistema que possa aumentar a produtividade da sua criação? 

Saiba que você está no lugar certo, aqui no nosso blog vamos trocar algumas idéias e experiências de como obter lucro criando galinhas no sistema alternativo de forma profissional e sistemática.

Ontem, eu recebí um e-mail de um criador de galinhas caipiras que mora lá em Januária, MG, e que gostaria de saber como criar galinha caipira e qual era a melhorar maneira de aumentar a produção de suas aves, pois, conforme suas próprias palavras, “de uns tempos para cá, elas não vem produzindo nem o suficiente para pagar o milho que come”.

E as dúvidas que ele me relatou, de certa forma, pode estar acontecendo com muitos criadores no Brasil inteiro que não estão sabendo como criar galinha caipira de forma profissional.

A primeira questão está relacionada com a raça de galinhas que ele está criando em sua propriedade.

Pessoal, está comprovado que criar galinhas sem raça definida não trás retorno econômico, em função da baixa produtividade de carne e ovos que essas aves possuem. A conversão alimentar das galinhas “pé duro” é muito ruim, ou seja, consomem muita ração e produzem poucos ovos ou carne.

como criar galinha caipira

O primeiro passo, para resolver esse problema, é fazer uma aquisição de aves de raça pura que tenha dupla aptidão ou que tenha uma característica específica para produção de carne ou ovos.

Outra questão importante de como criar galinha caipira é com relação à alimentação das aves, se você está oferecendo apenas milho para suas aves, fique sabendo que elas estão recebendo uma alimentação deficiente em alguns nutrientes que são importantíssimos para uma boa produção de carne ou ovos.

Na criação de galinha caipira devemos sempre oferecer a alimentação adequada para cada fase de vida da ave.

Em seu e-mail ele descreve também que tem um galinheiro, de mais ou menos seis metros quadrados, onde ele abriga as galinhas (82 aves) durante a noite e em épocas chuvosas.

Um fator muito importante de como criar galinha caipira e que não é uma prática comum nos criatórios, é o dimensionamento correto para a construção do galpão (galinheiro). Um projeto adequado para 80 aves deveria ter, pelo menos, oito metros quadrados.

No momento da construção do galpão existem outros fatores que devem ser levados em consideração para que as aves tenham um ambiente onde elas possam receber as condições ideais para um desempenho eficiente.

Por último, e não menos importante, devemos oferecer às aves uma fonte de água fresca e potável em recipientes que devem ser limpos todos os dias, para evitar que haja contaminação por fungos e bactérias em seu plantel.


VEJA O VÍDEO



LEIA TAMBEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário