sexta-feira, 28 de maio de 2021

Cultivo de Morangos Suspensos


 CLIQUE NO VIDEO ABAIXO

Cultivo de Morangos Suspensos

A técnica já é utilizada por produtores italianos (cime radicate) e americanos (plug plant) e também por viveiristas de hortaliças em alguns locais do Brasil. E no Rio Grande do Sul vem ganhando as propriedades de pequenos agricultores. 

Uma das vantagens é que o trabalho pode ser realizado em qualquer condição climática, o que permite aumentar a produtividade na entressafra. 

Além disso, o serviço rende mais - o produtor trabalha em pé. A produção é sustentável pois reduz o uso de agrotóxicos, o que tem tirado a fama do morango de ser um produto muito envenenado. Outros benefícios são o menor número de pragas e o maior aproveitamento do espaço.

Cultivar fora do solo não é uma prática muito nova visto que os jardins da Babilônia, como dizem os estudiosos, era baseado em uma técnica semelhante. Nossos vizinhos andinos também usavam técnicas parecidas quando o Brasil foi descoberto. Mas a técnica de se produzir em água com adubos solúveis, soluções nutritivas, surgiu na Califórnia no início do século XX. 

Hoje esta técnica está muito avançada e pode ser vista de várias formas. A mais correta me parece a produção em filmes de água dentro de calhas sem nenhum tipo de substrato. Alguns autores também chamam de hidroponia os sistemas que estamos usando para morango, onde um substrato quase inerte é utilizado para fixação da planta e manutenção da umidade junto às raízes das plantas. 


ASSISTA O VÍDEO


Nenhum comentário:

Postar um comentário