quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Novas técnicas para a criação de rãs

Novas técnicas para a criação de rãs

A ranicultura pode ser definida como a atividade de criação de rãs, cujo objetivo principal é a produção de animais para obtenção de carne. É sabido que as rãs são anfíbios e, portanto, seres pecilotérmicos (ectotérmicos). Dessa forma, com a chegada do outono até o final do inverno, temos uma diminuição sensível da temperatura e da quantidade de horas-luz por dia, notadamente mais marcantes nas Regiões Sul e Sudeste Brasileiras. Essas características produzem uma diminuição no metabolismo dos animais.

Por isso é certo dizer que as rãs não se reproduzem nesta época, reduzem seu ritmo alimentar e, consequentemente, o ciclo de produção tende a se prolongar. Analisando fase por fase do desenvolvimento dos animais podemos A ranicultura pode ser definida como a atividade de criação de rãs, cujo objetivo principal é a produção de animais para obtenção de carne. É sabido que as rãs são anfíbios e, portanto, seres pecilotérmicos (ectotérmicos). Dessa forma, com a chegada do outono até o final do inverno, temos uma diminuição sensível da temperatura e da quantidade de horas-luz por dia, notadamente mais marcantes nas Regiões Sul e Sudeste Brasileiras. Essas características produzem uma diminuição no metabolismo dos animais.

Por isso é certo dizer que as rãs não se reproduzem nesta época, reduzem seu ritmo alimentar e, consequentemente, o ciclo de produção tende a se prolongar. Analisando fase por fase do desenvolvimento dos animais podemos dizer que: os reprodutores passam por um período de descanso reprodutivo, comem menos, tendem a ficar mais letárgicos e o canto característico da espécie (rã-touro), produzido pelos machos, não é ouvido; os girinos, por sua vez, apresentam maior crescimento e retém o processo da metamorfose, pois as temperaturas frias e a diminuição da exposição à luz estimulam mais a liberação da Somatotropina (GH) que os hormônios tireoidianos; os imagos ou rãs jovens, assim como as rãs adultas, também se interessam menos pelos alimentos, crescendo num ritmo mais lento que aquele comum às estações da primavera e do verão.

Diante do exposto cabe uma pergunta: “Não há como reverter esse quadro quando estamos a criar rãs nas regiões mais frias do país?” A resposta é simples: “Sim, porém deve-se avaliar sempre a questão do custo-benefício!”dizer que: os reprodutores passam por um período de descanso reprodutivo, comem menos, tendem a ficar mais letárgicos e o canto característico da espécie (rã-touro), produzido pelos machos, não é ouvido; os girinos, por sua vez, apresentam maior crescimento e retém o processo da metamorfose, pois as temperaturas frias e a diminuição da exposição à luz estimulam mais a liberação da Somatotropina (GH) que os hormônios tireoidianos; os imagos ou rãs jovens, assim como as rãs adultas, também se interessam menos pelos alimentos, crescendo num ritmo mais lento que aquele comum às estações da primavera e do verão.

Diante do exposto cabe uma pergunta: “Não há como reverter esse quadro quando estamos a criar rãs nas regiões mais frias do país?” A resposta é simples: “Sim, porém deve-se avaliar sempre a questão do custo-benefício!”

SAIBA COMO:

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário