sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Como fazer leite de soja

Como fazer leite de soja


Com um número de calorias menor que o leite integral – são 82 calorias por copo de 200 ml, contra 116 do integral na mesma proporção, na versão industrializada do alimento – o leite de soja, uma bebida feita a partir dos grãos da soja, têm chamado a atenção por conta também dos benefícios que oferece à boa forma e saúde.
Em relação à perda de peso, a bebida ajuda por possuir uma boa dose de fibras – são aproximadamente 2 g a cada 200 ml – que contribuem para a sensação de saciedade no organismo e por conter ácidos graxos monoinsaturados, que colaboram com a inibição da absorção de gordura por parte do intestino. Além disso, o leite de soja ainda tem um teor mais baixo de açúcar do que o leite integral – o de soja possui sete gramas da substância por copo e o integral contém 12 g na mesma quantidade.
Já em relação à saúde, a bebida ajuda a proteger os vasos sanguíneos contra hemorragias e lesões, graças aos antioxidantes e aos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 presentes em sua composição. Por ser uma fonte rica em fitoestrogênio, uma substância que diminui a produção de testosterona nos homens, o leite de soja também é um aliado na prevenção ao câncer de próstata.

Nas mulheres, a boa taxa de fitoestrogênio desse tipo de leite auxilia na prevenção de problemas causados pela falta de estrogênio como doenças no coração, obesidade, diabetes, insônia e depressão, quando elas se encontram no período de pós-menopausa. A mesma substância também ajuda a evitar a osteoporose, tendo em vista que acelera a absorção de cálcio, evitando assim a perda de massa óssea.

Bem, levando em consideração o que vimos aqui, as razões para consumir o leite de soja não são poucas. E ele também é fácil de ser encontrado, já que é vendido em supermercados ou em lojas virtuais na internet, nas opções em pó ou líquido.
Para quem prefere uma versão mais caseira do produto e gosta de controlar todos os ingredientes presentes nos alimentos que consome, também é possível preparar o próprio leite de soja. E é justamente por isso que hoje nós vamos ensinar como fazer leite de soja em casa, nas receitas a seguir:

MODO DE PREPARO

Escolher os grãos da soja e lavar bem
Deixar de molho de um dia para outro
Escorrer a água e lavar novamente
Bater no liquidificador com 1 e 1/2 litro de água
Coar em um pano de prato
Colocar em uma panela e levar ao fogo, quando levantar fervura deixar em fogo baixo por 10 minutos
Esperar esfriar e colocar na geladeira


VEJA O VÍDEO


Nenhum comentário:

Postar um comentário