terça-feira, 29 de junho de 2021

PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM ESTUFAS

 PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM ESTUFAS

É um trabalho fantástico de nossos amigos pesquisadores, deve ser visto pelos amantes da agricultura, e muito agradeço aos meus amigos da pesquisa, enfim foram 40 anos de minha vida dedicados a tal, enfim o intuito é ajudar e difundir

Características do mercado consumidor, possibilidades de comercialização. Comparativo de desempenho: cultivo protegido X cultivo a campo.

Preferências do mercado consumidor: produto in natura e produto para agroindústria.

Locais de semeadura, tratamento do solo, adubação e tratamento fitossanitário de sementeiras, técnicas de semeadura, substrato e esterilização do solo.

Análise do solo: correção, adubação, preparo do solo (mecânico ou manual).

Cobertura morta do solo (mulching), transplante de mudas, capina, amontoa, desbaste, poda, desponte, adubação de cobertura ou foliar, tutoramento, irrigação e fertirrigação, rotação de culturas, raleio de frutas, polinização.

Culturas: tomate, pepino, pimentão, feijão-vagem, melão, alface, morango, abobrinha.

Pragas, moléstias e desequilíbrios fisiológicos.

Colheita. 


ASSISTA O VÍDEO


terça-feira, 22 de junho de 2021

Cultivo da Goiaba Paluma

 GOIABA PALUMA

Nome Científico: Psidium guajava L.

Nome Popular: Goiaba Paluma

Família Botânica: Myrtaceae

Origem: Brasil

Características Gerais: Desenvolvida no Brasil, mais exatamente na UNESP de Jaboticabal, a híbrida Paluma,variedade da goiaba vermelha, oferece um fruto de cor vermelha profunda e sabor mais intenso que as variedades Pink cultivadas em outros países.

Ela é, provavelmente, uma das frutas mais saudáveis para consumo do planeta. Comparada com outras frutas normalmente ingeridas, a goiaba vermelha oferece níveis excepcionais de licopeno, vitamina C e fibras, entre outros. É também uma boa fonte de beta-caroteno, folato e das vitaminas B niacina e piridoxina.

Um artigo publicado pelo Centro para a Ciência no Interesse Público (Center for Science in the Public Interest), em 1998, descreveu a goiaba como a “Superfruta”. Quando comparada com as frutas mais comumente consumidas, ela mostra a mais excepcional combinação de nutrientes.

A goiabeira é uma planta tropical e oferece condições ótimas de cultivo em quase todas as regiões do Brasil.

Não existem goiabas modificadas geneticamente.

A goiabeira é uma árvore perene e produz frutos comercialmente por pelo menos 15 anos. Pelas características próprias de seu cultivo, a goiabeira permite o respeito ao período de carência da pequena quantidade de agrotóxicos empregados no seu cultivo. Assim, por ocasião da colheita, já não haverá risco para o consumidor por esse motivo, sejam as goiabas consumidas na mesa ou levadas para processamento industrial.

Existem plantações de goiaba que oferecem excelentes frutos sem a necessidade de irrigação, sobre tudo na região sudeste do País (ainda a maior produtora brasileira).

Em verdade, a goiaba constitui uma planta digna de uma cultura preocupada com a manutenção do meio ambiente.


ASSISTA O VÍDEO


domingo, 20 de junho de 2021

Receita de enroladinho de frango

Receita de enroladinho de frango

Modo de Preparo
Refogue o frango com temperos a gosto. Acrescente o milho, tire do fogo e junte o requeijão. Misture bem. Em seguida, coloque numa superfície uma fatia de presunto e, por cima, uma de mussarela. Sobre a mussarela, deite 2 colheres do refogado de frango e enrole como panqueca. Repita até acabar os ingredientes.
VEJA O VÍDEO


terça-feira, 8 de junho de 2021

Polinização do Maracujazeiro

 Polinização do Maracujazeiro

As flores do maracujá abrem-se de maneira sincronizada, uma única vez, e devem ser fecundadas no período em que estão abertas. Passado este período, aquelas que não sofreram fecundação caem da planta. Segundo Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Produção de Maracujá, em Livro+DVD e Curso Online, "A flor do maracujá apresenta alguns problemas com relação à polinização e o primeiro deles é a posição do androceu em relação ao gineceu, o que dificulta que o grão de pólen atinja o estigma. O segundo problema acontece devido ao fato de o grão de pólen ser bastante pesado. Ao se soltar, ele cai no interior da flor ou no solo, não ocorrendo a polinização. O terceiro problema é a autoincompatibilidade, já que o pólen de uma planta é incapaz de fertilizar as flores dela mesma. Para que ocorra a fertilização é necessário, portanto, que haja plantas com diferentes genótipos na lavoura e, também, a presença de insetos polinizadores".

O tipo de flor, de acordo com a curvatura do estilete, também interfere na polinização. Segundo Bruckner et al. (2001), os estiletes encontram-se em posição vertical, logo que a flor se abre. Mas, logo após eles se curvam até que os estigmas fiquem no mesmo nível das anteras. Assim, curvados, os estigmas podem ser tocados pelos insetos polinizadores e retêm os grãos de pólen. No entanto, nem sempre ocorre a curvatura completa do estilete, o que dificulta a polinização pelos insetos. 

Assim, podemos classificar as flores em três tipos: com estiletes totalmente curvos, com estiletes parcialmente curvos e com estiletes sem curvatura. Aquelas com estilete curvo apresentam maior taxa de fecundação, seguida por aquelas que têm estilete parcialmente curvo. No entanto, as flores com estiletes sem curvatura não dão frutos, mesmo quando são polinizadas artificialmente. As plantas que geram flores sem curvatura devem ser eliminadas, quando se faz a seleção de plantas para retirada de sementes.


VEJA O VÍDEO


sábado, 5 de junho de 2021

KESCHMIER Requeijão Alemão

KESCHMIER Requeijão Alemão 

Delicioso e fácil de fazer, conheça o Keschmier o requeijão da culinária alemã.

Quem mora no sul do país, e é de descendência alemã, certamente já saboreou uma kashmier caseira. Ou pode chegar a qualquer supermercado, na seção de laticínios, e irá encontrar o produto industrializado (com o nome de queijo quark). Sempre compro a kashmier fresquinha nas feiras de produtos orgânicos. Aliás, o segredo para fazer uma rosca de polvilho macia é exatamente a adição da kashmier (receita da vovó alemã!).


COMO FAZER


VEJA O VÍDEO